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Durante esse último período, a educação a distância abriu um espaço legítimo no concerto educacional mundial: desde a formação profissional até a pós-graduação, elas estão incluídas na oferta das mais diversas instituições de ensino.

O Centro de Aperfeiçoamento, Experimentação e Pesquisa Pedagógica (CPEIP) do Ministério da Educação, universidades, institutos profissionais, centros de treinamento de negócios e organizações religiosas são, para citar alguns, as entidades que fazem uso desse sistema em nosso país. Com o avanço da tecnologia da informação e o acesso cada vez maior às redes de comunicação, a educação e o treinamento a distância se tornam cada vez mais eficazes e solicitados. Há vários anos, a Internet, a maior rede de computadores do mundo, contribui de maneira eficaz e eficiente para esse processo educacional.

Se a tudo isso se agregam as universidades abertas e a distância existentes no mundo, essa modalidade atinge presença relevante no desenvolvimento educacional global. No entanto, ainda existe uma certa rejeição a essa forma de aprendizado. Muitos não conhecem seus princípios, métodos ou desenvolvimento alcançado no mundo, apoiados por organizações internacionais como a UNESCO e a OEA e apoiados pelos resultados obtidos no mundo.

Nesta breve monografia, pretendo analisar o sistema de ensino chamado “Educação a Distância”, apresentando elementos teóricos que permitem caracterizar esse processo educacional para responder a uma das perguntas do Currículo: como ensinar.

FUNDAÇÃO TEÓRICA

1.- Definições.

O significado da Educação a Distância é, mais ou menos, entendido pela maioria. No entanto, está relacionado exclusivamente – em alguns casos de maneira depreciativa – ao ensino por correspondência. Como primeira aproximação, deve-se dizer que essa identificação não é exata, uma vez que a correspondência escrita é apenas um dos meios utilizados, entre vários outros.

A Educação a Distância é uma modalidade que permite o ato educativo através de diferentes métodos, técnicas, estratégias e meios, em uma situação em que alunos e professores estão fisicamente separados e apenas ocasionalmente se encontram pessoalmente. A relação face a face depende da distância, do número de alunos e do tipo de conhecimento transmitido. Do ponto de vista do processo instrucional, essa modalidade permite a transmissão de informações cognitivas e mensagens de treinamento, por meios não tradicionais. Não requer um relacionamento permanente de natureza presencial e circunscrita com um site específico. É um processo de treinamento autodirigido pelo mesmo aluno, apoiado no material desenvolvido em algum centro educacional, normalmente distante.

2.- Recursos

Nas abordagens descritas acima, aparece claramente a ideia de estudo independente, de auto ensino, o que implica um alto grau de interesse e comprometimento por parte da pessoa que utiliza esta modalidade. A responsabilidade do aprendizado é do aluno, que deve planejar e organizar seu tempo para responder às demandas do curso a seguir. Também deve desenvolver a vontade, uma vez que existem muitos estímulos ambientais que atentam contra estudos sistemáticos.

Outro destaque é o uso de múltiplos meios para alcançar os objetivos propostos. Juntamente com o material escrito, as mensagens instrucionais e educacionais também são transmitidas por rádio, televisão, cassete de áudio, videocassete, software e salas de aula virtuais pela Internet. Todos esses meios não excluem professores que adquirem uma nova dimensão em seu trabalho profissional.

No processo de ensino a distância, definido no ponto anterior, ainda podem ser apontadas outras características que permitem melhor perfil desse tipo de instrução.

É a resposta para muitas perguntas que surgem diante do fato social da educação. Dada a preocupação contínua com a necessidade e o direito da educação continuada, a educação a distância é uma alternativa válida, pois facilita estratégias de educação continuada. Normalmente, a população que frequenta são adultos que desejam iniciar ou continuar os estudos, ou graduados que buscam renovação ou aprimoramento, sem removê-los de seu contexto profissional, social e familiar. Este último permite que a barreira clássica entre escola e vida seja superada, uma vez que o aluno não está separado de seu ambiente. Além disso, dada a ampla cobertura social que pode alcançar, torna a igualdade de oportunidades mais real, tornando-se uma resposta à demanda democrática por educação.

Do ponto de vista dos processos curriculares, credencia a experiência adquirida e o conhecimento prévio do aluno, permitindo uma aprendizagem realmente significativa.

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