Cursos

Pronatec oferece cursos gratuitos em diversas áreas

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferece cursos técnicos para nível médio, e cursos de formação inicial para os profissionais.

O objetivo é expandir vagas das redes estaduais, de modo profissional. O Senac oferece cursos de forma gratuita para formação técnica profissional adequada afim de que aumente o número de trabalhadores em diversas áreas. O projeto visa também a procura de empresas que estão na busca de mão de obra. Segue abaixo algumas opções oferecidas pelo programa:
Artes;
Design;
Beleza;
Comércio;
Comunicação;
Educacional;
Gestão;
Hospitalidade;
Informática;
Infraestrutura;
Meio Ambiente;
Moda;
Saúde;
Segurança;
Turismo.
Assistente de Pessoal;
Barbeiro;
Cabeleireiro;
Consultor de Vendas;
Cuidador de Idosos;
Maquiador;
Técnico em Cozinha;
Técnico em desenho de moda;
Técnico em desenho industrial;
Técnico em Eletrônica;
Técnico em Enfermagem;
Técnico em Hemoterapia;
Técnico em Hospedagem;
Técnico em Informática;
Técnico em Logística;
Técnico em Mecânica;
Técnico em Mecatrônica;
Técnico em Processos Fotográficos;
Técnico em Programação e desenvolvimento de Software;
Técnico em Prótese Dentária;
Técnico em Química;
Técnico em Rádio e Televisão;
Técnico em Secretariado;
Técnico em Segurança do Trabalho.
Técnico em Web Design;

As 10 recomendações para estudar uma carreira a distância são:
Organize seu tempo: você deve ter clareza sobre o tempo que precisa dedicar ao estudo. A educação não presencial permite que outras atividades sejam realizadas simultaneamente (trabalho, família, lazer). A chave é encontrar o equilíbrio perfeito entre as diferentes áreas da vida pessoal.
Seja sensato: os estudantes a distância geralmente não passam 100% do tempo estudando. Portanto, é melhor ser realista e não cobrir mais do que pode ser razoavelmente abordado. Inscreva-se nos assuntos que considerar viáveis. Isso motiva muito mais a aprovação em três disciplinas de três inscritas, do que as mesmas três se você inscreveu seis.
Aproveite: as tecnologias da informação e comunicação oferecem os meios mais sofisticados para que você nunca se sinta sozinho. A Sala de Aula Virtual e ferramentas como fóruns, wikis, bate-papos, documentação, realidade virtual ou videoconferência servem não apenas como um centro de aprendizado, mas também como um local de encontro entre estudantes, professores e funcionários administrativos.
Motivar:
O estudo a distância requer perseverança. Na maioria dos casos, os alunos dessa modalidade são profissionais que não têm muito tempo para estudar, por isso é necessário encontrar a motivação que o leva a fazer um pouco todos os dias. Uma das vantagens das novas tecnologias aplicadas à educação é que as atividades a serem desenvolvidas podem ser enriquecidas, a fim de manter a atenção dos alunos e torná-los mais tempo gasto estudando.
Priorizar: identifique as obrigações e tarefas mais urgentes para executá-las primeiro. Também é conveniente definir metas realistas diariamente. Uma estratégia interessante é estabelecer pequenas metas que sejam relativamente fáceis de alcançar.
Faça resumos:
Ao estudar as unidades, é importante que você faça esquemas com o assunto mais importante. Depois de ter conceitos claros, prepare-se para criar resumos. Isso será de grande ajuda para você quando fizer as revisões gerais dos assuntos.
Expanda seu conhecimento: Não é recomendável negligenciar a seção Bibliografia, normalmente incluída no final das unidades. Quando você estuda geralmente, é porque tem uma preocupação com a descoberta de novos conhecimentos. Portanto, a consulta de fontes complementares deve se tornar uma das ferramentas básicas para o seu estudo.
Não hesite em perguntar: Quando você estuda à distância, a resolução de possíveis dúvidas é muito importante, pois permite continuar avançando. Portanto, ter um relacionamento fluido com professores e tutores é fundamental. Eles dão a você atenção personalizada, individualizada e permanente.
Realize as atividades e exames nos períodos indicados: É recomendável que você realize as atividades e os exames de avaliação propostos pelos professores ao longo do curso. Se você fizer isso, manterá os materiais atualizados e também o ajudará a verificar o fruto de seus esforços, sua disciplina e sua constância.
Escolha um local adequado para estudar: Para estudar, você precisa de um pouco de concentração. Para isso, é necessário que você encontre o local certo de estudo, onde houver o menor número possível de distrações. É por isso que você deve ter seu próprio local de estudo, onde se sinta confortável e as condições de iluminação e silêncio sejam adequadas.

Etiquetas

Artigos relacionados

24 Comentários

  1. Não consegui ver o link para inscrição nos cursos e na página do Pronatec é muito complicado achar as informações. Tem como vocês postarem o link?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar