O que são Competências e como são utilizadas nos Processos Seletivos – Trabalhe Conosco

Será que competências tem a ver com ser competente? A definição de competente no dicionário é a seguinte: “que tem competência; que tem capacidade para realizar, resolver ou apreciar determinada coisa”.

O termo COMPETÊNCIAS, quando usado dentro das empresas e nos processos de Gestão de Pessoas, significa “o conjunto de características pessoais (conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e motivações), que agregam valor ao negócio e que são expressas através de COMPORTAMENTOS OBSERVÁVEIS.

A diferença é que, no senso comum, competência é “ter a capacidade” e no mundo organizacional competência é “demonstrar essa capacidade”, através de uma ação concreta que possa ser observada por outra pessoa.

Vamos conectar tudo isso com os processos seletivos? Pensem na seguinte situação, imaginem que uma empresa está buscando estagiários para atuarem na área de Atendimento, assim, “orientação ao cliente” é uma competência muito importante.

Os candidatos, aprovados na etapa de provas online, foram convocados para uma dinâmica de grupo, onde tinham que, em pequenos grupos, resolver um problema específico de um cliente real.

Imaginem agora que vocês são os selecionadores. Vocês estão observando dois candidatos. Um deles entende perfeita e tecnicamente sobre a solução que precisa ser oferecida ao cliente. Ele monopoliza a conversa, e de tão animado, quase não deixa ninguém do grupo falar.  O segundo candidato, escuta atentamente e faz várias perguntas para checar o entendimento de todos e aprofundar alguns pontos.

Na opinião de vocês, qual dos dois candidatos demonstrou a competência “orientação ao cliente”?

A resposta correta, depende do que significa “orientação ao cliente” para a função que o estagiário vai desempenhar. Se o trabalho do estagiário estiver relacionado com encontrar a melhor solução técnica, o escolhido seria o primeiro candidato. Mas, se “orientação ao cliente” significar ter empatia e escutar profundamente o ponto de vista do cliente para pensar junto uma solução, então o melhor candidato seria o segundo.

Quando vocês estiverem se preparando para um processo seletivo, sejam curiosos, procurem entender qual é o trabalho que vocês farão, e reflitam que competências são importantes para o bom desempenho da função.

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