Cursos

Escola do Trabalhador está oferecendo cursos gratuitos online

A escola do trabalhador está disponibilizando cursos em diversas áreas onde não precisa de escolaridade mínima, e cada pessoa pode estudar de acordo com seu ritmo, da melhor forma que achar. A escola do trabalhador é uma parceria um o MT – Ministério do Trabalho e a UnB – Universidade Federal de Brasília. Os cursos são divididos em temas, voltado para a melhor qualificação profissional.

Ambiente e saúde; Controle e processos industriais; Desenvolvimento educacional e social; Informação e comunicação; Infraestrutura; Produção alimentícia; Produção cultural e design; Produção industrial; Recursos naturais; Segurança; e Turismo, hospitalidade e lazer, são alguns cursos oferecidos pela escola do trabalhador.

O aprendizado on-line oferece muitas vantagens, além de ser um método eficaz, rápido e confiável. Facilidade de acesso, flexibilidade, comunicação constante, redução do tempo de aprendizado são algumas das vantagens. No entanto, exige que o aluno de certas habilidades conclua com êxito o curso.

1 – Entenda como a metodologia de aprendizado online funciona.

As vantagens do aprendizado on-line são inegáveis: você pode ser treinado de maneira fácil, a qualquer hora, em qualquer lugar e à sua vontade. Mas ninguém disse que é fácil. Sua motivação e autodisciplina são essenciais para o sucesso do aprendizado e é necessário que, desde o primeiro dia, você esteja envolvido em todo o processo de treinamento e tenha controle de sua experiência de aprendizado.

 2 – Use a tecnologia certa.

É essencial ter acesso confiável e uma boa conexão à Internet, pois, no caso de incidentes técnicos frequentes, você pode perder a concentração e o desempenho diminui. Confirme os requisitos técnicos antes de iniciar o curso e instale a versão mais recente do seu navegador.

3 – Tenha um ambiente adequado para estudo.

É importante encontrar um site adequado ao acessar o curso on-line. Um ambiente em que você se sente confortável, calmo e livre de distrações e permite a sua rotina de estudos. Peça a seus amigos e familiares que aprendam a respeitar sua “maneira de trabalhar”. Recomendamos que você não esteja conectado a outros sites ou redes sociais, bem como silenciar o telefone celular para obter a máxima concentração.

 4 – Familiarize-se com a plataforma virtual

Embora a plataforma virtual seja muito intuitiva e amigável, ela pode apresentar algumas dificuldades para quem não está acostumado ao uso de tecnologias. Por esse motivo, é muito importante dedicar algum tempo no início do curso para ler o guia do usuário e familiarizar e configurar a plataforma.

5 – Considere as metas e objetivos de aprendizado

Você deve ser muito claro sobre os objetivos de um curso online. O curso está estruturado para que você possa organizar e avançar no seu próprio ritmo, sabendo sempre quais são os objetivos e se os está consolidando por meio de avaliações opcionais e obrigatórias. Lembre-se sempre do que você deve aprender ao final de cada módulo.

6 – Reveja as notas e avalie-se regularmente

A revisão das notas e as repetições periódicas dos testes avaliativos não apenas melhorarão sua memória, mas também o ajudarão a entender melhor o que aprendeu.

7 – Planeje seu tempo

Nos cursos on-line, não há professores ou colegas de classe que lembram constantemente as tarefas que você deve concluir. Se você deseja ter o melhor desempenho, certifique-se de aprender a gerenciar seu tempo com eficiência e organizar a carga de estudo. Ser consistente com seus hábitos de estudo ajudará você a se concentrar mais e a aprender mais em menos tempo.

A flexibilidade oferecida pelo aprendizado on-line, disponível 24 horas por dia, ajuda a adiar tarefas. Para evitá-lo, é aconselhável detalhar as diferentes etapas e definir um calendário e cronograma a seguir.

8 – Não hesite em perguntar

Use o fórum e o serviço de mensagens da plataforma quantas vezes forem necessárias. A interatividade com o seu tutor é crucial e, para isso, recomendamos que você envie qualquer pergunta sobre o conteúdo e a operação do curso.

Se você não pedir ajuda quando precisar, poderá ficar para trás e sua autoestima diminuirá por não conseguir avançar adequadamente.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar