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Educação a Distância. Forma de estudo em que o processo de aprendizagem é desenvolvido sem a existência de um vínculo direto instrutor-aluno, sem a necessidade de ir sistematicamente a uma sala de aula, o que permite o acesso à aprendizagem a todos aqueles que, por razões diferentes, eles não podem participar dos cursos presenciais. Estabelece a relação entre Educação a Distância e presencial, com base na inclusão de meios técnicos, para alcançar um processo de ensino-aprendizagem mais abrangente.

Vantagens

A Educação a Distância está proporcionando aos adultos uma segunda oportunidade para o ensino superior e está ajudando aqueles que têm limitações de tempo, distância, trabalho ou limitações físicas, a atualizar o conhecimento necessário em seu trabalho.

Antecedentes da Educação a Distância

Embora hoje em dia seja cada vez mais comum ouvir o termo Educação a Distância, na realidade, essa forma de organizar o processo pedagógico passou por diferentes estágios, marcados pelo desenvolvimento das ciências, tecnologias e ciências pedagógicas em geral.

A educação a distância, chamada por alguns autores de sistemas à distância, ou sem contato, surgiu como uma alternativa à necessidade de superar as sociedades modernas diante do crescente interesse em expandir a educação e elevar os níveis de instrução de grandes grupos humanos, especialmente aqueles que não podem frequentar permanentemente os centros educacionais, por vários motivos, como afastamento, incompatibilidade de horários ou financiamento, entre outros.

A história da Educação a Distância remonta há vários séculos, ao surgimento do manuscrito e do correio, o que levou a práticas educativas precedentes a essa modalidade, evidenciadas em obras epistolares da época. Seu início está localizado em 1843, com os cursos de Correspondente Shorthand desenvolvidos por Isaac Pitman, embora os anúncios do Boston Gazette em 1728 e do jornal sueco Lunds Weckoblad em 1833 mostrem que ele é anterior.

Em 1856, para ensinar francês por correspondência, o Instituto Toussain Langenschied, conhecido como a primeira instituição de Educação a Distância, foi fundado em Berlim. No entanto, considera-se que é com a criação da Universidade Aberta da Inglaterra em 1969 que as instituições dessa modalidade se expandem por todo o mundo.

Na América Latina, há um crescimento acentuado na área de Educação a Distância há anos, reconhecido pela XIII Conferência do Conselho Internacional de Educação a Distância, realizada na Austrália em 1986, como a região de mais rápido crescimento nessa área. A implementação dos programas de Educação a Distância começa em 1977 na Venezuela e Costa Rica. Na Venezuela existe a UNA (Universidade Nacional Aberta) e na Costa Rica a UNED (Universidade Estadual de Distância). Ambos tinham a tarefa de democratizar o ensino superior, colocando-o ao alcance de setores que até então não tinham acesso a ele, juntamente com o fato de que os gastos com educação estavam atingindo seu auge e formas alternativas precisavam ser encontradas para que o ensino fosse realizado. eficaz e econômico

Áreas importantes de Educação a Distância estão localizadas no México com o Sistema Universitário Aberto, na Colômbia através da união de mais de 30 universidades; em Honduras, a Universidade Autônoma possui cursos a distância; Salvador, República Dominicana, Equador, Brasil, Argentina e Ilhas Bahamas também têm experiências semelhantes.

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