Cursos

Conheça os cursos gratuitos Sebrae

Sebrae disponibilizou 100 cursos gratuitos esse ano, uma modalidade a distância que abre um leque de qualificações para que o jovem tenha direito a uma profissão e contribuir com a economia para o mercado de trabalho, dentro de algumas vagas estão:

Gestão de pessoas

Empreendedorismo

Como iniciar um negócio

Como se tornar um microempreendedor

Análise de negócio

Planejamento estratégico de empreendedores

Marketing Digital

Sua empresa dentro das mídias sociais

Qualidade de atendimento

Como definir um preço de venda

 

A educação a distância atraiu um número crescente de adeptos, mas não pense que se trata apenas de professores e alunos.

A popularização da educação, vinculada ao acesso à Internet e ao desenvolvimento tecnológico, permitiu que quem tivesse algo a ensinar pudesse compartilhar seus conhecimentos com os cursos on-line.

Dessa forma, aumentou também o número de pessoas que desejam aprender as mais variadas disciplinas, pois é possível encontrar cursos em todas as áreas.

Mesmo assim, muitos ainda não entendem as razões pelas quais a educação on-line é tão procurada.

Com o desejo de ajudar, explicaremos neste artigo o que é a EAD e mostraremos as principais vantagens desse modelo, para quem ensina ou para quem quer aprender.

O que é educação a distância?

Como o nome sugere, EAD ou educação a distância é a modalidade de ensino que possui desenvolvimento total ou parcial em um ambiente virtual.

Isso só é possível graças às tecnologias educacionais, que permitem a troca de conhecimentos, mesmo que o professor e o aluno não estejam no mesmo ambiente físico.

O conteúdo das classes permanece o mesmo. A diferença é que, com o EAD, você pode escolher vários formatos interativos para produzir seu material.

Mas não pense que, por ser uma aula oferecida na Internet, a comunicação e a interação entre alunos e professores são perdidas.

Pelo contrário, como o acesso rápido aos canais de comunicação on-line, como redes sociais, fóruns de discussão e atendimento ao cliente, é fácil interagir, trocar experiências e responder perguntas a qualquer momento.

A plataforma de e-learning é uma ferramenta de ensino essencial para quem deseja ensinar on-line. É neles que os professores disponibilizam suas aulas e os alunos conseguem assisti-las.

Mas as plataformas para cursos on-line não se limitam a isso.

Como são gerenciados por empresas especializadas em ensino on-line, o produtor de conteúdo encontra nessas plataformas ferramentas que também o ajudam a analisar todo o desempenho de seus cursos.

Vantagens para estudantes

Se você deseja iniciar um novo curso, seja para aprender um assunto completamente diferente ou se especializar, o EAD pode ser uma ótima opção.

Existem várias vantagens para quem estuda online. Por esse motivo, selecionamos os principais para entender os motivos que geram um grande crescimento na popularidade da educação a distância.

Para participar das aulas presenciais, o aluno deve viajar para a sala de aula nas datas e horários predeterminados.

Isso pode ser complicado para quem vive em regiões mais remotas, atende a horários de trabalho mais rígidos e extensos ou sempre viaja, por exemplo.

Ao aderir à educação a distância, você tem a possibilidade de estudar de onde estiver, desde que tenha um computador ou dispositivo móvel com bom acesso à Internet.

Na maioria das vezes, o preço da educação a distância é muito mais acessível do que o preço presencial.

Essa diferença ocorre porque a criação de um curso on-line isenta o professor de gastar em aluguel de espaço físico para dar aula e transporte, além de ser um investimento menor no momento do desenvolvimento do conteúdo.

O resultado, é claro, é que os cursos são vendidos a preços mais baixos.

Mas, além dessa vantagem, como o aluno não precisa viajar para a instituição de ensino, ele também consegue economizar no que costumamos gastar quando estamos fora de casa, como comida, impressão de material de aula e transporte.

Outra vantagem das aulas on-line é a flexibilidade de horários.

Nesta modalidade de ensino, as aulas estão disponíveis no ambiente virtual e os alunos podem acessá-las a qualquer momento.

Dessa forma, o aluno consegue fazer seu próprio horário de estudo, com o qual o aprendizado se adapta ao ritmo das pessoas e pode ser realizado de acordo com a rotina de cada um.

Como dissemos aqui, ao escolher um curso on-line, não é necessário que todos os alunos e o professor estejam juntos ao mesmo tempo para que as aulas ocorram. Portanto, a flexibilidade do tempo é muito maior.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo